Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • 6 curiosidades sobre construção sustentável

    Sustentabilidade é um assunto que sempre está em pauta quando falamos em construções. E isso não poderia ser diferente aqui na Cipasa.

    construção sustentável

    A definição de sustentabilidade é baseada em três elementos: meio ambiente, economia e impacto social. Por isso, projetos sustentáveis levam em consideração não só a minimização dos impactos ao meio ambiente mas também o desenvolvimento social e cultural e a viabilidade econômica.

    A construção sustentável, além de respeitar e estar em harmonia com o meio ambiente, é um poderoso instrumento para a construção de um mundo melhor.

    Confira algumas curiosidades sobre o assunto:

     

    1 – O Brasil está em quarto lugar entre os países com mais construções sustentáveis. A informação é do Green Council Building, maior órgão internacional de certificação do setor. São 1.230 projetos registrados e 423 empreendimentos com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de orientação ambiental de edificações utilizado em mais de 130 países. Esse é um motivo de muito orgulho para nós, brasileiros.

     

    2 – Sustentabilidade começou como alternativa para a redução do consumo.

    Até a década de 1970 não havia preocupação com o desempenho ambiental dos edifícios. Ainda imperava um sentimento de que o planeta possuía recursos ilimitados e capacidade infinita de absorver resíduos e emissões. No entanto, no início daquela década, houve um evento que causou grande reviravolta na economia mundial: a crise do petróleo. O custo da produção de energia ficou muito elevado e a solução óbvia foi a busca pela redução do consumo. Foi a primeira preocupação massificada com o desempenho, a procura e o desenvolvimento de materiais sustentáveis.

     

    3 – Hoje é cada vez maior o número de pessoas que buscam construções sustentáveis e eficientes. Apesar de custarem entre 5% e 10% a mais que os projetos realizados da maneira tradicional, segundo profissionais ouvidos pelo UOL Casa e Imóveis, as construções sustentáveis têm custo adicional que se paga em pouquíssimo tempo, já que na operação desses estabelecimentos ocorre economia na conta de água e de energia elétrica e a menor necessidade de manutenção.

     

    4 – Construções sustentáveis podem minimizar os níveis de poluição de uma cidade. Em áreas de alta urbanização, um conjunto significativo de telhados verdes é capaz de melhorar bastante a qualidade do ar da região. Além disso, oferecem um visual deslumbrante.

     

    5 – Inovação! A quantidade de materiais, métodos e estratégias que podem ser utilizados em um projeto sustentável é praticamente infinita.

     

    6 – Diminuição de até 80% de resíduos poluentes. Segundo estudo realizado pelo Centro Universitário de João Pessoa, isso se deve ao aproveitamento dos recursos naturais do ambiente local e da gestão da economia de água e energia durante a construção, entre outras ações. Aqui no Brasil, desde 2008, as diretrizes de arquitetura sustentável são aplicadas nos projetos construtivos.

    Lembre-se: uma casa sustentável começa antes mesmo da construção, com a escolha de materiais de menor impacto ambiental e mais resistentes. Em Bali, na Indonésia, existe uma escola totalmente sustentável, feita – acredite! – totalmente com bambus. Hoje, a Green School é referência mundial.

    construção sustentável

    E você, conhece mais alguma curiosidade? Acredita que as construções sustentáveis podem ajudar na manutenção da natureza e contribuir para um futuro melhor? Compartilhe com a gente.

    A Cartilha Casa Sustentável foi criada com a intenção de plantar uma semente que inspire uma mudança positiva, orientada pela qualidade de vida com menor impacto ambiental. Nela, exemplificamos de forma quantitativa alguns benefícios das práticas sustentáveis.

     

    Faça o download da Cartilha Casa Sustentável e tenha em suas mãos todas as dicas para viver melhor e de forma sustentável. https://cipasa.com/sustentabilidade

    Voltar

Postar comentário