Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • A Importância das Cores na Decoração

    importancia das cores na decoração

    Decorar um imóvel não é uma missão simples. Transmitir a personalidade das pessoas que vão ocupar aquele espaço e ainda proporcionar boas sensações e sentimentos para os visitantes pode ser um belo desafio.

    O principal objetivo da decoração é ofertar ambientes que reúnam funcionalidade, beleza, receptividade e acolhimento. Para ter sucesso nessa empreitada, as cores usadas na decoração podem ser aliadas essenciais. 

    As cores são capazes de proporcionar sensações e desencadear sentimentos e, por esse motivo, podem ser de grande ajuda. Esse processo não é percebido a todo momento, porém, um exemplo pode nos ajudar a entender como ele funciona. 

    Imagine um ambiente de escritório, planejado para auxiliar na organização, no cumprimento de prazos e realização de tarefas.

    Qual a cor da parede deste ambiente? Você, provavelmente, pensou em cores mais frias, como alguns tons de cinza e azul. 

    Essa é uma ótima indicação de como a relação de ambientes e cores funciona. Afinal, quem consegue imaginar um cômodo que deveria ser calmo e voltado para a concentração, contando com paredes amarelas berrantes?

    Agora que você entendeu como as cores são importantes dentro da decoração e podem fomentar diferentes sensações, que tal conhecer algumas dicas para a melhor aplicação delas em sua decoração? Confira!

    Cores desde o projeto


    As cores não devem ser escolhidas no final da obra, como muitos pensam, na verdade, elas devem ser definidas desde o momento da criação do projeto de arquitetura ou de decoração.

    Deixar essa decisão para o final do processo faz com que as cores sejam adicionadas como um toque final e não como parte integrante do projeto, tática que pode trazer problemas para o resultado final. 

    A escolha das cores deve ser trabalhada desde o embrião de um projeto, de modo a garantir que a inserção de tons vai conversar com o projeto e terá um propósito para além de acrescentar cores aleatoriamente. 

    Planejamento


    Complementando a ideia da primeira dica, é preciso calcular a distribuição das cores. A missão de escolher a cor das paredes e dos móveis, assim como dos objetos de decoração, tem de ser divertida e encarada com animação, contudo, organizar as cores da melhor maneira possível pode trazer apenas benefícios. 

    Se divirta, ouse, insira cores em paredes, objetos, móveis, na decoração, mas o faça com consciência e pensando no equilíbrio e na mensagem que você deseja passar com o ambiente. 

    A variação de tons


    Trabalhar com a mesma cor em diferentes ambientes auxilia na sensação de unidade do imóvel. Dessa forma, trabalhar, por exemplo, o amarelo em diversos cômodos pode ser uma boa escolha. 

    Obviamente, não podemos inserir um amarelo chamativo, que combina com espaços como uma sala de jogos, no escritório. Contudo, é possível trabalhar com diversos tons para encontrar o que melhor combina com  cada ambiente. 

    Depois dessas dicas, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as cores que podem fazer a diferença na decoração do seu imóvel!

    Preto


    A cor é comumente ligada à tristeza, ao luto e ao vazio, contudo, ela também se relaciona com a elegância, autoridade e até mesmo ousadia. Apesar dessas ligações desafiadoras, essa é uma cor neutra, assim como o branco, o que torna a sua combinação com outras cores muito fácil. 

    Se pintar todas as paredes de um ambiente de preto parece muito ousado, você pode começar aos poucos. Quem sabe apenas uma parede do ambiente destacada com a cor, ou, ainda, um móvel ou item da decoração? O importante é vivenciar esse processo no seu tempo e se sentir bem com o resultado final.

    Branco


    O branco é, naturalmente, a cor mais aplicada nas casas ao redor do mundo. Neutra e com capacidade de destacar outras cores dentro dos ambientes, essa é uma aposta segura para aqueles que desejam criar cômodos que proporcionem sensação de calma e tranquilidade.

    Ao optar por um ambiente com paredes brancas, você pode investir em móveis e objetos de decoração coloridos, que se destaquem em meio à mansidão.

    Entretanto, é preciso ter calma na hora de selecionar esses destaques, afinal, caso exista um exagero, a sensação de calma proporcionada pelo branco pode acabar se perdendo.

    Verde


    O verde pode superar a sua relação com o meio ambiente e ser uma cor especial na sua decoração. A cor é relacionada a palavras como perseverança, orgulho, vigor e generosidade. A sua principal participação em decorações, normalmente, está reservada às plantas da casa.

    Não se engane, esse é um ótimo começo e de acordo com o aumento da confiança na cor, é possível inserir outros itens do mesmo tom no ambiente, ou, ainda inserir a tonalidade nas paredes. Faça tudo no seu tempo e brinque com as possibilidades, as chances de se divertir durante esse processo e descobrir combinações inesperadas são gigantes.

    Vermelho


    Mais uma vez temos uma cor ousada e que carrega diversos significados que, para a maioria, não combinam com a maior parte dos cômodos. Nesse caso, reservar a cor ligada ao amor, à excitação, ao calor e a violência, a alguns adereços pode ser uma boa escolha. 

    Porém, para aqueles que desejam uma pitada a mais de ousadia, nada como um bom cômodo com paredes vermelhas para criar uma sensação de intimidade, proximidade, perigo e paixão

    Amarelo


    Aqui nós temos uma das cores mais alegres e impactantes do mundo. Associado comumente a esperança, imaginação e claridade, o amarelo pode ser uma ótima opção para os ambientes de convivência da casa. 

    Salas de estar, de jogos e até mesmo de jantar podem se beneficiar do uso da cor. O importante aqui é não deixar de lado a prudência, já que a intensidade da cor deve variar a cada cômodo, de modo a combinar mais com o ambiente.

    Azul


    O azul é uma das cores mais comuns dentro da decoração. A sua versatilidade facilita a sua inserção em diversos cômodos, desde o quartinho do bebê, espaços de convivência, quartos e até mesmo no escritório. 

    A cor também tem uma relação com o meio ambiente, nos lembrando do imenso céu azul e da imensidão das águas, mas também pode ser relacionada a lealdade, verdade, harmonia e segurança. 

    Construa a sua casa do jeito que você sempre sonhou! A Cipasa Urbanismo possui loteamentos em todo Brasil, clique aqui e conheça os nossos empreendimentos. Caso você deseje falar conosco, clique aqui e fale agora com a nossa equipe comercial.

    E então, está se sentindo mais preparado para escolher as cores da sua decoração? Esperamos que sim! Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais e de deixar a sua opinião ou recomendação na seção de comentários. 

    Voltar

Postar comentário