Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • A Profissão de Corretor de Imóveis é Boa?

    a profissão de corretor de imóveis é boa

    Atualmente, uma das áreas profissionais que mais chamam atenção é a de corretor de imóveis, devido aos seus inúmeros benefícios. Além de ser um ramo de negócios já consolidado, ele é cheio de oportunidades para velhos e novos integrantes. 

    Mas vamos começar do princípio, tudo bem? O mercado da construção civil é um dos mais aquecidos do Brasil, gerando muitos empregos e fazendo muito dinheiro girar. Mesmo depois das construções prontas, ainda existem postos de trabalho rentáveis, como é o caso dos corretores de imóveis. 

    O mercado dos corretores de imóveis passou por uma baixa no ano de 2018. Já em 2019, a área começou a se recuperar, e a esperança dos especialistas era chegar na recuperação total em 2020. Mas ninguém previa que neste ano haveria a pandemia de coronavírus. 

    Mercado de corretores de imóveis em 2020


    A pandemia de coronavírus trouxe dificuldades para esse mercado, principalmente para empresas tradicionais que apostam no contato direto e pessoal entre os corretores e os clientes. Apesar disso, os dados do primeiro trimestre do ano foram promissores. 

    Algumas pesquisas apontam que as vendas dos primeiros três meses de 2020 registraram acréscimo de 26,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, nesse período, houve uma queda de 14,8% no número de unidades lançadas no Brasil em comparação com o mesmo período de 2019.

    Acontece que devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações, 79% das empresas do ramo imobiliário adiaram novos lançamentos esse ano. Ou seja, o mercado precisou se reinventar completamente. 

    As empresas se adaptaram ao cenário e investiram em atendimento remoto e vendas online. Ao invés dos clientes visitarem as casas e apartamentos pessoalmente, eles passaram por tour online, junto de um corretor de imóveis na tela do computador ou celular. 

    Assim como a maioria das profissões nesse período, é preciso contar com o auxílio da tecnologia para que o trabalho continue sendo feito e rendendo bons frutos. 

    O que faz um corretor de imóveis?

    O que faz um corretor de imóveis?


    Também chamado de corretor imobiliário, o corretor de imóveis é responsável por lidar com transações comerciais que envolvem um imóvel. Dessa forma, engana-se que um corretor de imóveis irá apenas vender casas. Ele poderá, também lidar com:

      • Aluguel;
      • Permuta;
      • Financiamento;
      • Venda e administração de imóveis;
      • Lojas;
      • Estabelecimentos comerciais; 
      • Apartamentos;
      • Prédios;
      • Galpões.

      Entre as funções de um corretor de imóveis, a primeira é avaliar o valor comercial de um imóvel, levando em consideração elementos como o custo de vida da cidade, a valorização da região, a localização do bairro, condições estruturais e estéticas da casa, etc.

      Ele também será a ponte entre os vendedores e os compradores do imóvel, permitindo que os dois lados tenham benefícios com a venda, além de garantir que todo o processo ocorra dentro das normas legais. Além disso, ele é o responsável para que o imóvel não perca seu valor.

      Desafios da profissão


      Não é por que estamos falando de uma profissão cheia de benefícios, que ela não possui vários desafios. Entre os que se destacam, a instabilidade financeira é o primeiro. 

      O corretor de imóveis não possui um salário fixo, ou seja, ele depende das comissões para ter uma boa renda. Se o corretor não conseguir vender em um mês, significa que ele não terá nenhum salário. Em contraste, se ele vender, ele terá uma boa renda. 

      Outro desafio é o autogerenciamento. Um corretor de imóveis não tem horário fixo. Apesar da flexibilidade, vez ou outra ele terá que sair de noite ou abrir mão do próprio fim de semana. 

      Por fim, o maior desafio de um corretor de imóveis é o estudo constante. Essa profissão exige atualização todos os dias, e por isso, além do horário de trabalho, é preciso um horário para os estudos. 

      Benefícios da profissão


      Enfim, que tal conhecer os maiores benefícios de ser um corretor de imóveis? Nós separamos três delas!

      1 – Retorno financeiro

      Apesar da evidente instabilidade financeira nessa profissão, como já foi citado anteriormente, essa é uma área que chama atenção principalmente pelos altos valores envolvidos no negócio. 

      Em média, um corretor de imóveis ganha 6% de comissão em cima de uma venda. Sendo que, dependendo do profissional, essa porcentagem pode chegar até mesmo em 30%. 

      Isso quer dizer que, em uma venda de uma casa que custa cerca de 300 mil reais, a comissão será de 18 mil reais. Isso realmente chama a atenção, e faz as pessoas esquecerem a instabilidade. 

      Além disso, não existe um teto de ganhos. Um corretor de imóveis irá ganhar exatamente a quantidade que vender. Isso dependerá de quanto tempo e esforço vai dedicar ao trabalho. 

      2 – Autonomia 

      Existem duas formas de ser corretor de imóveis: ele pode trabalhar para uma empresa maior ou ser liberal. Nesse segundo caso, ele terá completa autonomia para gerir sua forma de trabalho e o desenvolvimento do seu dia a dia. 

      3 – Não tem idade

      Muitas áreas profissionais preservam o preconceito contra a idade dos profissionais, ou seja, eles não podem ser nem muito novos, e nem muito velhos. No mundo dos corretores de imóveis, isso não é um problema. 

      Mesmo depois de trabalhar por muitos anos em uma profissão diferente, nunca é tarde demais para ser um corretor de imóveis. Inclusive, muitos clientes vão confiar mais em um corretor mais velho.

    Voltar

Postar comentário