Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Comece a reduzir, reutilizar e reciclar agora mesmo

    CIPASA_PIRACICAPA3_SGR1_LR

    A gestão de resíduos, popularmente conhecida como reciclagem, vai muito além da separação do lixo. Ela consiste em sistematizar a coleta, o armazenamento e o destino dos diversos tipos de resíduos, valorizando assim a reciclagem. Por isso, é importante que sejam adotadas algumas ações para redução do resíduos, antes que eles virem “lixo”.

    Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas simples para provar que a prática dos 3R’s (Redução, Reutilização e Reciclagem) é muito mais fácil do que você imagina.

    No escritório da Cipasa, por exemplo, os colaboradores adotaram o 3R’s há três anos. Todos os postos de trabalho possuem duas lixeiras, uma verde destinada para os resíduos recicláveis e a preta para os orgânicos (não-recicláveis). Também é feita a coleta de pilhas e baterias na lixeira laranja.

    AF-Wallpaper

    Além disso, desde 2014 ninguém usa copos plásticos, só são utilizados copos de vidro para visitantes e os copos verdes, feitos de plástico resistente, que os colaboradores ganham no primeiro dia que iniciam na empresa. E para o cafezinho de todas as horas, apenas canecas.

    A impressão não deu certo? As folhas utilizadas vão para um cesto de reúso, para que outra pessoa possa utilizar como rascunho ou, a área administrativa faz bloquinhos de anotação. Claro, só se não for nenhum documento importante, pois esses vão direto para o cesto preto por segurança da informação.

    “Também colocamos uma comunicação em todo escritório para reforçar as boas práticas. Nas impressoras, por exemplo, temos placas para lembrar de imprimir somente o necessário”, relata Renata Antunes, coordenadora de Sustentabilidade da Cipasa.

    Nos empreendimentos da Cipasa, temos o sistema de Gestão de Resíduos (SGR) que é constituído pela Central de Resíduos, um sistema pioneiro de destinação a recicláveis e não recicláveis, que inclui também um Ecoponto. “A Central é um depósito onde são armazenados e separados os resíduos da coleta interna que serão recolhidos pelo sistema de coleta pública ou alguma associação na cidade (depende de cada praça). No Ecoponto são destinados os resíduos especiais como tintas, vidros, lâmpadas e baterias”, explica Angela Menini, gerente de Arquitetura e Paisagismo da Cipasa.

    O consumo consciente e o reaproveitamento podem ser praticados em qualquer lugar e fazem uma diferença enorme! Dois grandes exemplos disso são que 70% do volume de resíduos gerados nas residências podem ser reciclados, e até 90% dos resíduos de obra podem ser reaproveitados. Os restos de entulho também podem virar agregados e serem utilizados como lastro e sub-base de casas.

    Que tal procurar em seu bairro as alternativas de reciclagem? Pode ser que haja alguma cooperativa que faça este trabalho. Não se esqueça de fazer a sua parte no dia a dia, para isso, reduza também o consumo de embalagens e sacolas, colocando suas compras de supermercado em sacolas retornáveis. Deixe algumas no porta-malas de seu carro para não esquecer de levá-las!

    Observe o seu consumo agora mesmo e coloque essas e outras dicas em prática para colaborar com o meio ambiente!

    Voltar

Postar comentário