Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Como descartar corretamente o lixo eletrônico?

    Celulares, baterias, câmeras fotográficas, computadores, são alguns dos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia. Com o tempo esses eletrônicos ficam obsoletos ou apresentam defeito e o destino, na maioria das vezes, é o lixo.

     

    Para não provocar danos ambientais, é preciso descartar o lixo em locais apropriados e o primeiro passo deve ser dado em casa, com a coleta seletiva.

    Levando em consideração que todos os materiais merecem atenção especial quando vão para o lixo, os eletrônicos devem ter uma atenção extra.

     

    O lixo eletrônico deve ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis: papel, plástico, metal e vidro.

     

    Alguns dos elementos mais perigosos encontrados no lixo eletrônico e que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde são os seguintes: chumbo, mercúrio, cadmio, cobre, entre outros, provocando contaminação do solo e da água.

     

    Além disso, as pessoas que entram em contato direto com esses equipamentos em lixões e terrenos baldios também podem ser contaminadas.

     

    Existem locais apropriados para o descarte, que podem ser empresas especializadas, escolas e universidades, cooperativas de reciclagem, ou centro de estudos.

     

    Descartando um material de maneira correta, você permite a sua reutilização em outros segmentos, contribui para capacitação de profissionais de recuperação de equipamentos eletrônicos, aumento de empregos e melhoria na educação ambiental.

     

    Dica: Quando os eletrônicos apresentarem boas condições de uso doe para as entidades sociais, ou mesmo para pessoas que não tenham condições de adquirir aparelhos novos, dessa forma você estará agindo corretamente e ainda ajudando ao próximo.

     

     

     

     

     

    Voltar

Postar comentário