Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Comprar terreno ou imóvel pronto, qual a melhor opção?

    Comprar terreno ou imóvel pronto, qual a melhor opção?

    A aquisição de um imóvel próprio continua sendo um objetivo para a maioria da população brasileira. O momento de realizar esse sonho é cercado de expectativas, entretanto, também pode vir carregado de dúvidas. 

    Nesse cenário, uma das questões mais comuns é a indecisão acerca de comprar um terreno e construir a casa dos sonhos ou comprar um imóvel já pronto para morar e apostar na praticidade do processo. 

    Bem, para essa questão não existe uma resposta simples e direta que funcione para todos. Na verdade, esse momento vai exigir bastante atenção, foco, consciência e planejamento de quem deseja se tornar dono de uma casa própria. 

    Isso porque as duas opções envolvem várias vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração no momento da decisão. É preciso pensar na necessidade de mudança, na velocidade na obra, no valor do investimento necessário e na sua disponibilidade, assim como várias outras questões.

    Diante desse cenário de indecisão, nós preparamos um artigo especial destacando algumas das vantagens e desvantagens presentes na compra de um terreno e na aquisição de um imóvel pronto. 

    Ficou interessado? Então é só continuar a leitura!

    Vantagens e desvantagens na compra de um terreno:


    . A idealização do imóvel e  poder de decisão em cima de todos os detalhes, desde a compra do terreno até a escolha dos acabamentos, é, provavelmente, a maior vantagem na opção de construir o seu imóvel.

    Com a ajuda de uma equipe especializada, é possível planejar cada detalhe da construção, de forma a torná-la a casa mais adequada para a sua família, que atende a todas as necessidades do grupo familiar e, ainda, deixá-la o mais próxima possível da casa dos sonhos. 

    Uma das desvantagens envolvidas na construção do imóvel é o tempo necessário para a escolha e compra do terreno, para a edificação da casa e todos os pormenores envolvidos em todas essas etapas. 

    Todo esse processo vai exigir bastante paciência e tempo dos compradores, sendo assim, não devem ser desconsiderados no momento de tomar essa decisão. 

    Uma boa alternativa para evitar esses momentos de estresse com a construção do seu imóvel, consiste  na contratação de uma construtora. Com profissionais especializados, essas empresas conseguem lidar com todas as etapas de um projeto, indo desde o projeto para construção, passando pela escolha do melhor financiamento, até a entrega das chaves quando sua casa estiver pronta para morar.

    Por fim, outra vantagem que pode ser encontrada na compra de um terreno e na construção do imóvel, é que o valor gasto nesse processo costuma ser até 30% menor do que o investido na compra de uma casa pronta. Entretanto, para que essa vantagem possa ser usufruída, o planejamento, mais uma vez, é essencial. 

    Imprevistos acontecem de qualquer forma e, inclusive, é preciso iniciar os trabalhos com essa ideia já internalizada e, acima de tudo, aceita. Porém, com uma boa quantidade de planejamento, é possível se antecipar a esses problemas e recebê-los de forma mais preparada. Nesses momentos, o auxílio de profissionais capacitados fará uma grande diferença na sua obra. 

    Vantagens e desvantagens na compra de um imóvel pronto:


    Sem dúvidas, a maior vantagem em comprar um imóvel pronto é a celeridade do processo. Enquanto na construção podem levar meses para a finalização do imóvel, na compra de uma casa pronta, a mudança pode ser realizada dentro do período de dias. 

    Entretanto, uma desvantagem comum é a necessidade de realização de alguns reparos e adaptações no imóvel, que podem demandar um investimento, além do usado para compra do imóvel. 

    Contudo, ainda que exista essa necessidade, provavelmente, o período necessário para essas adaptações ainda será menor do que o necessário para a construção de um imóvel do zero. E nos casos mais simples, esses trabalhos não impedem a mudança para o imóvel. 

    Uma outra ótima vantagem nessa escolha é a grande diversidade de financiamentos disponíveis. Enquanto os financiamentos para construção estão se desenvolvendo e apresentando melhores propostas, os financiamentos voltados para compra já possuem uma grande tradição e são oferecidos nas mais diferentes modalidades, facilitando a sua contratação.

    Como nem tudo são flores, a mudança rápida para o imóvel pronto também pode facilitar o encontro de defeitos que passaram despercebidos mesmo durante as reformas. Surpresas desagradáveis, na forma de paredes com infiltrações e a presença de insetos, devem ser evitadas, por isso, conte com o auxílio de um profissional de avaliação capacitado. 

    Caso problemas sejam encontrados, mas não diminuam o seu interesse no imóvel, é possível negociar o valor do imóvel. 

    Estamos torcendo para que esse artigo tenha te ajudado a tomar uma decisão sobre a questão de comprar um terreno ou uma casa pronta. Caso isso tenha acontecido, que tal deixar um comentário compartilhando a sua escolha?

    Voltar

Postar comentário