Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Cozinha em conceito aberto

    Independente do tamanho de sua residência, a cozinha de conceito aberto vem tomando cada vez mais espaço nas casas. Criando um ambiente mais moderno, prático e funcional, esse estilo de construção pode agregar muito ao seu imóvel.

    É importante entender como funciona antes de investir em um projeto de cozinha conceito aberto. Basicamente, ela faz integração com outros ambientes da casa, como sala de estar, sala de jantar, lavanderia, varanda gourmet e, até mesmo, com todos esses ambientes ao mesmo tempo.

    Garantir um imóvel com sensação maior de amplitude é a principal vantagem da cozinha em conceito aberto. Ela faz com que o ambiente fique mais descontraído e funcional. A cozinha conceito aberto com ilha é perfeita pra quem ama cozinhar e receber visita de familiares e amigos em casa -com ela você consegue preparar a comida e, ao mesmo tempo, continuar mantendo contato com suas visitas que estão acomodados nos cômodos integrados à ela ou até mesmo sentados nas banquetas para cozinha. 

    Lembre-se também que a cozinha conceito aberto pode ser planejada sem a ilha, dependendo de sua necessidade, gosto pessoal e no tamanho do espaço que você tem disponível em seu imóvel. A vantagem desse estilo é a acomodação de pessoas, já que a ilha também pode ser usada como bancada e servir para a instalação de um cooktop, ou até mesmo uma pia. 

    Cada vez mais projetos de casas e apartamentos pequenos contam com esse conceito. Outra grande vantagem da cozinha em conceito aberto está na sensação de liberdade proporcionada: quanto menos paredes melhor, fazendo com que os ambientes sejam mais livres e delimitados através de móveis ou até mesmo tapetes. 

    Dicas de decoração high-tech.

    Como decorar?

    Apesar de parecer, a decoração da cozinha em conceito aberto e da sala não devem ser iguais, isso não é uma regra. É preciso pensar em qual estilo se deseja para a sua casa antes de decorar os ambientes em torno da cozinha em conceito aberto.

    Mesmo sendo comum que a sala e a cozinha em conceito aberto tenham o mesmo estilo de decoração e de móveis, você pode fazer cada ambiente com um estilo diferente,para que a decoração fique mais personalizada.

    Quem busca delimitar cada ambiente e decorá-los de forma personalizada, porém que tenham uma coesão entre si, é importante decidir por pisos e revestimentos de paredes diferentes, mas que tenham a mesma textura ou até mesmo cores próximas, em diferentes tons.

    Veja mais dicas de decoração aqui.

    Para ambientes pequenos

    Uma ótima opção para quem possui o conceito aberto com sala e cozinha pequenos é o investimento em coloração clara para os dois ambientes e, se possível, fazer com que a decoração de ambos sejam parecidas, diferenciando em poucos elementos como as luminárias. O uso de ilha nesse espaço pode não ser muito interessante, a não ser que seja bem pequena, para com que assim seja garantida a melhor circulação entre os ambientes, dando a ilusão de que eles são maiores. Os armários planejados são escolhas ótimas, pois ajudam a otimizar o espaço e garantem que a decoração seja do jeito que você gosta.

    Fazendo integração com o resto da casa, a ausência de paredes facilita a comunicação com pessoas que estejam em outros ambientes.

    Vantagens 

    Mesmo possuindo inspiração na cozinha americana (conceito mais antigo), a cozinha em conceito aberto desperta modernidade no visual da sua casa. Dependendo da escolha dos móveis a aparência da cozinha será mais elegante.

    • Sem as paredes para fazer a separação de cômodos, os ambientes unificados dão a sensação de serem maiores do que eram. A utilização de cores claras nas paredes e nos móveis darão a percepção de aumento no ambiente, pois refletirão a luz.
    • Outra vantagem é que a ausência de paredes e barreiras entre os cômodos faz com que a luz, natural ou artificial, seja distribuída por todo o ambiente unificado com a cozinha em conceito aberto. Isso faz com que o uso de energia elétrica seja menosnecessário, trazendo economia para os proprietários do imóvel.
    • Mesmo que não aparente, as paredes da casa podem ocupar bastante espaço no seu cômodo e limitam os espaços de móveis e eletrodomésticos.

    Viva com mais qualidade de vida em bairros planejados.

    Desvantagens

    Como a cozinha em conceito aberto não possui algumas paredes, você terá menos lugares para embutir armários. Para solucionar isso seria necessário possuir uma despensa em sua casa, do lado da cozinha ou não, ou utilizar das paredes disponíveis na cozinha para ter os armários.

    Como nem todo mundo tem tempo de preparar uma refeição e lavar a louça logo após e, como a cozinha está visível para o restante da casa, toda a bagunça estará aparente. A única maneira de evitar que a bagunça seja vista é manter a cozinha o mais limpa possível.

    O cheiro vindo da cozinha também poderá ficar em todo o ambiente. A gordura e alguns odores tendem a impregnar os estofados e isso pode se tornar um incômodo muito grande. Uma solução para isso seria a instalação de uma coifa, pois ela suga até 90% dos odores criados pelo fogão, purificando o ar e devolvê-lo limpo para a cozinha.

    E aí gostou do nosso conteúdo?

    Fale com a gente!

    Voltar

Postar comentário