Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • 7 Curiosidades Sobre Construções Sustentáveis

    7 curiosidades sobre construções sustentáveis

    Certamente você sabe o que é sustentabilidade, não é mesmo? O princípio se sustenta em três pilares: meio ambiente, economia e impacto social. Isso quer dizer que todo projeto, pequeno ou grande, que leva em consideração a sustentabilidade, está se firmando em cima desses três pilares. 

    Quando falamos sobre sustentabilidade na construção civil, funciona da mesma forma. Esse tipo de projeto vai muito além da minimização de impactos ao meio ambiente, como também foca no desenvolvimento social, cultural e na viabilidade econômica.

    Em resumo, a construção sustentável é uma tentativa de tornar o mundo um lugar melhor. Além disso, ela busca alinhar desenvolvimento econômico, muito importante para a configuração mundial, como também o cuidado e manutenção do meio ambiente.

    10 curiosidades sobre as construções sustentáveis


    Agora que você está completamente consciente sobre o que são as construções sustentáveis, quais são as principais curiosidades sobre elas e todo esse universo? Nós reunimos uma série de informações curiosas sobre elas que podem te interessar!

    1 – Redução de consumo 

    Inicialmente, a sustentabilidade começou como uma alternativa para a redução de consumo. Até a década de 1970, não existia nenhum tipo de preocupação com o desempenho ambiental da construção de edifícios, e na construção civil em geral. 

    Naquele período a sociedade ainda não compreendia em sua totalidade, ou ao menos não discutia muito, que a Terra tem recursos limitados e não possui capacidade infinita de absorver resíduos e emissões. Apesar disso, um acontecimento naquele período mudou tudo: a crise do petróleo. 

    Em resumo, o custo da produção de energia ficou muito alto e a solução foi a busca pela redução do consumo. Consequentemente, os engenheiros precisaram desenvolver alternativas para continuar trabalhando na área. O que era uma decisão provisória, acabou virando tendência mesmo depois que a crise acabou.

    Na história, essa foi a primeira preocupação massificada com o desempenho, a procura e o desenvolvimento de materiais sustentáveis. Em síntese, foi assim que tudo começou. 

    2 – Muitas pessoas buscam construções sustentáveis 

    Atualmente, o número de pessoas que buscam construções sustentáveis é muito grande. Isso é ainda mais impressionante, quando lembramos que esse tipo de construção, na hora da compra, podem ser de 5% até 10% mais caras que as construções tradicionais. 

    Apesar disso, a longo prazo esse tipo de empreendimento pode sair muito mais barato. Em resumo, as construções sustentáveis apresentam muito mais economia no consumo de água e uso de energia, além de precisarem de menos manutenção.

    3 – Menos poluição

    Os grandes centros urbanos são conhecidos pelo seu alto nível de poluição. Nesse caso, as construções sustentáveis são extremamente necessários para minimizar os níveis de poluição no meio ambiente. Isso pode melhorar a qualidade de vida em uma cidade.

    Em áreas urbanizadas, um conjunto grande de telhados verdes é capaz de melhorar bastante a qualidade do ar da região, por exemplo. Como se isso já não fosse suficiente, o design desse tipo de construção é lindo e pode ajudar para uma cidade mais bonita.

    4 – Menos resíduos poluentes

    As construções sustentáveis podem ser responsáveis pela diminuição de até 80% de resíduos poluentes. Isso é uma consequência do aproveitamento dos recursos naturais do ambiente local e da gestão da economia de água e energia durante a construção.

    As construções civis no Brasil, desde 2008, por exemplo, as diretrizes de arquitetura sustentável são aplicadas nos projetos construtivos. Isso por que uma casa sustentável começa antes da construção, com a escolha de materiais de menor impacto ambiental e mais resistentes. 

    Quer mais um exemplo de sucesso nesse quesito? Em Bali, na Indonésia, existe uma escola totalmente sustentável, feita completamente com bambus. Ela é mais do que um exemplo importante de construção sustentável, ela é um exemplo para o mundo todo. 

    5 – Possibilidade de criatividade 

    A inovação é um dos principais pontos da construção sustentável. Em resumo, não existe fronteira para a criatividade. A quantidade de materiais, métodos e estratégias que podem ser utilizados nesse tipo de projeto é praticamente infinito, acredite! 

    6 – Brasil no Top 5 sustentabilidade 

    O Brasil é quarto lugar entre os países com mais construções sustentáveis.  Em resumo, são 1.230 projetos registrados, 423 empreendimentos com a certificação LEED, sistema de orientação ambiental de edificações utilizado em mais de 130 países. Esse é um motivo de muito orgulho para nós, brasileiros.

    Além disso, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter um prédio sustentável, o Eldorado Business Tower de São Paulo. Nós somos hoje o grande representante da América Latina nesse segmento.

    7 – Apoio de órgãos internacionais

    Como já foi dito anteriormente, a procura por alternativas sustentáveis na área de construção começou nos anos 1970. Mas as construções sustentáveis só receberam apoio de órgãos internacionais, em 1990. 

    Prova disso é a realização da primeira convenção internacional sobre construção sustentável, que foi realizada em 1997, na capital da Finlândia, e a primeira certificação de prédios sustentáveis que foi lançada em 1998, no Reino Unido.

    Voltar

Postar comentário