Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Descubra 5 motivos para morar em Piracicaba – SP

    Descubra 5 motivos para morar em Piracicaba - SP

    A cidade de Piracicaba e os seus moradores têm muitos motivos para se orgulhar. Localizado a cerca de 155 quilômetros da capital do Estado de São Paulo, o município se destaca por sua taxa de desenvolvimento, pelos investimentos realizados de forma planejada e pelos benefícios propiciados por gestões inteligentes e capacitadas. 

    Graças a todos esses fatores, a cidade se destaca em diversos rankings medidores de quesitos como educação, desenvolvimento e qualidade de vida, para citar apenas alguns deles. O município de Piracicaba se mostra uma opção a ser levada em consideração por aqueles que procuram uma localidade para viver bem, constituir uma família ou iniciar um negócio promissor. Independente do seu sonho, oportunidades não faltam.

    De olho nesse cenário, nós preparamos uma lista especial com cinco ótimos motivos para morar em Piracicaba. Ficou interessado? Então é só continuar a leitura!

    4 motivos para morar em Piracicaba – SP

    1- Educação

    O município de Piracicaba oferece a melhor educação do Brasil. A informação vem do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Idealizado pela consultoria Macroplan, o estudo avalia indicadores das 100 maiores cidades do país, levando em consideração o quesito populacional. 

    Os municípios avaliados, todos com população superior a 273 mil habitantes, são responsáveis por metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, são as cidades mais ricas do país.

    De acordo com a prefeitura de Piracicaba, o resultado foi alcançado depois de anos de investimentos na educação pública. Esse processo teve início ainda em 2004, com a contratação de diversos profissionais de educação qualificados para a educação básica e, ao que tudo indica, vai continuar trazendo benefícios para todo o município nos próximos anos. 

    2- Desenvolvimento e Economia

    A cidade de Piracicaba é uma das que mais investe na qualificação dos seus moradores. Um dos exemplos desse investimento é a oferta recorrente de cursos gratuitos de capacitação para toda a população.

    O município, através da sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e em parceria com o Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferece regularmente cursos, oficinas e eventos voltados para a profissionalização dos moradores. 

    Graças a esse movimento, o nível de qualificação geral da população aumenta e a busca por um emprego se torna mais facilitada. Inclusive, a cidade tem experienciado nos últimos meses o aumento na geração de postos de trabalho com carteira assinada, que logo são ocupados por profissionais cada vez mais preparados. 

    A capacidade de desenvolvimento da cidade também pode ser medida por sua transparência no compartilhamento de informações e dados sobre a sua arrecadação e os seus investimentos. Na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), o município ficou em primeiro lugar no quesito transparência de dados entre as cidades do estado de São Paulo com população entre 350 mil e 450 mil pessoas. 

    3- Meio ambiente

    Piracicaba é um dos municípios mais sustentáveis do estado de São Paulo. A cidade foi certificada pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

    Essa é a terceira vez que a cidade recebe tal certificação, concedida apenas aos municípios que demonstram grande eficiência na gestão sustentável e compromisso com a agenda de valorização ambiental. Dentre os quesitos analisados para a concessão do certificado estão a biodiversidade, a qualidade do ar, o uso do solo, a arborização urbana e a gestão da água. 

    Graças à certificação atual, concedida no ano de 2020, Piracicaba garantiu a sua posição entre os 15% dos municípios mais sustentáveis do Estado de São Paulo. 

    4- Qualidade de vida

    Segundo o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), Piracicaba é a 4ª melhor cidade do Brasil para viver. A listagem é organizada pela consultoria Macroplan e avalia os 100 maiores municípios do país. A classificação dentro do índice é definida após a análise de indicadores como, Saneamento e Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Educação, inclusive, como dito antes, nesse quesito a cidade garantiu a 1ª posição. 

    O município de Piracicaba também está entre as 10 cidades com melhor saneamento básico no país. 

    Esse ranking é divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que desde 2009 avalia as 100 maiores cidades do país e as classifica de acordo com a qualidade do seu saneamento básico, tendo como base principal dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), atualizado pelo Ministério das Cidades. 

    De acordo com o Instituto Trata Brasil, desde 2016 a cidade de Piracicaba investiu mais de R$423 milhões em seu saneamento básico. O montante aplicado foi o suficiente para garantir a taxa de atendimento de 100% no fornecimento de água e no recolhimento de esgoto. 

    Depois de conhecer todas essas informações sobre Piracicaba é impossível negar os diversos atrativos da cidade, certo? Qualidade de vida, investimentos em educação, capacitação e geração de empregos são apenas algumas das qualidades desse município admirável. 

    Ficou com alguma dúvida? Tem um elogio ou uma sugestão? Então é só deixar um comentário na seção aqui embaixo. Vamos te responder o mais rápido possível!

    Voltar

Postar comentário