Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Eficiência energética: a economia que também contribui com o meio ambiente

    Glowing spiral light bulb among dead tungsten ones in lamp sockets hanging on dark violet textured background

    A eficiência energética é a prova de que “as pequenas atitudes fazem toda a diferença”. Há diversas maneiras de você reduzir sua conta de luz e ainda contribuir com o meio ambiente.

    Já reparou nos seus eletrodomésticos e como você os utiliza? “Os maiores vilões no consumo de energia em uma residência são: chuveiro elétrico, aquecedores de ambiente, secadora de roupa, ar condicionado, lavadoras de roupas e ferro de passar”, relata Angela Menini, gerente de Arquitetura e Paisagismo da Cipasa. Por isso, na hora da compra, opte pelos equipamentos que tenham o selo de economia (tarja A ou a mais próxima possível).

    Algumas substituições também ajudam a controlar o consumo: trocar chuveiros elétricos por aquecedores a gás ou solares, lâmpadas fluorescentes pelas de LED. Além disso, há medidas simples para evitar os desperdícios, e o melhor, elas dependem apenas de sua atitude e você pode começar hoje mesmo: apague as luzes durante o dia, reduza o tempo de banhos, acumule o máximo possível de roupas para lavar de uma única vez na máquina e evite abrir e fechar a porta da geladeira. “Tudo que interfere no aquecimento dos aparelhos vai consumir mais energia. Ao utilizar o ferro de passar roupa, por exemplo, se começar pelos tecidos mais finos, o ferro já estará quente para os tecidos mais grossos e você terá aproveitado esse tempo de aquecimento”, relata Angela.

    A orientação solar de uma casa é um fator fundamental para usar menos energia e deve ser feita antes das obras, na fase do projeto. A insolação bem distribuída permite que os quartos fiquem iluminados durante o dia e as áreas de serviço e varandas mais frescas. Como existem climas diferentes nas regiões do Brasil, tudo vai depender também de onde você mora para aplicar essas opções.

    “Todos os projetos dos clubes dos empreendimentos da Cipasa carregam um conjunto de condicionantes, que são equilibrados para garantir o melhor resultado entre o estético e o bem-estar das pessoas, sempre dentro das premissas de eficiência energética”, explica a arquiteta.

    No Verana Porto Velho, em Rondônia, foi aberta uma área central do clube com um jardim interno para melhorar a ventilação, e trazer ainda mais conforto para os usuários, além de amenizar a temperatura elevada que a cidade apresenta. No Villa Bela Vista, em Piracicaba (SP), o clube foi rotacionado da proposta original para que o sol da tarde fosse amenizado. Além disso, o projeto considerou a ventilação cruzada e o pé-direito elevado, que contribuem com o bem-estar dos moradores.

    Para conferir mais dicas, acesse a Cartilha Casa Sustentável da Cipasa.

    Voltar

Postar comentário