Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Leve os encantos das orquídeas para sua casa

    CIP_Orquideas_300516

    Quem nunca presenteou alguém com uma orquídea ou adoraria ser presenteado? Essa é uma das flores mais encantadoras que a natureza possui, e habita os mais diferentes ambientes, desde as montanhas do Himalaia até as florestas tropicais do Brasil, ultrapassando a marca de mais de 25 mil espécies.

    As espécies mais comuns são a Phalaenopsis branca (a mais comercializada), as Cathleias brancas ou rosas, espécie brasileira da mata atlântica, que tem como característica o formato de flor grande e um perfume especial, além das Dendrobium, que são as espécies mais baratas.

    Cada gênero tem sua preferência de cultivo, algumas, por exemplo, gostam de árvores, outras de chão, pedras, mais umidade, um clima mais seco, menos luz, mais sol direto, etc. “São muitas as especificidades e é por isso que o cultivo exige uma boa dose de observação e estudo. Pra quem se interessar, é um mundo incrível a ser descoberto”, explica Eduardo Mazzer, gerente de Paisagismo da Cipasa. Ao ganhar uma orquídea, é muito importante saber qual é a sua espécie para cuidar dessa joia da natureza de acordo com suas necessidades.

    Apesar das diferenças nos cuidados, podemos listar alguns sinais de quando as orquídeas estão precisando de uma atenção especial. Por exemplo, se não florescem por longos períodos podem estar em um ambiente inadequado ou com falta de nutrientes, o que pode ser resolvido com mudança de substrato (se tiver em vaso) ou até mesmo de ambiente. Quando as folhas apresentam lesões ou flores imperfeitas, possivelmente estão sendo atacadas por parasitas. “A orquídea pode ser amarrada em troncos de árvores ou palmeiras, com cordas de sisal, para que durem mais”, ressalta Eduardo.

    Mesmo com tantas peculiaridades, a orquídea é apaixonante. Algo que um orquidófilo poderia passar horas explicando os porquês. Esse grupo, que se dedica ao cultivo de orquídeas, possui a técnica para fazer cruzamento entre os gêneros de orquídeas, o que proporciona infinitas possibilidades de novas flores. São inúmeros grupos de orquidófilos que podem ser encontrados por todo Brasil, sempre se organizando para eventos e exposições, além de oferecerem diversas dicas sobre o cultivo da flor.

    E você, o que acha de fazer parte desse universo e cultivar orquídeas em sua casa? A sensação de presentear alguma pessoa especial com uma orquídea plantada por você será inesquecível.

    Gostou do post de hoje? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de outras dicas especiais para levar mais harmonia para a sua casa e mais equilíbrio para a natureza.

     

    Voltar

Postar comentário