Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Marketing Pessoal – Descubra Como se Destacar no Mercado de Trabalho

    marketing pessoal

    O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo. Ser reconhecido positivamente dentro de sua área se tornou uma necessidade para todos os profissionais que desejam mais oportunidades.

    Com a evolução das redes sociais, as mudanças do campo da comunicação e do modo de se mostrar para o mundo, contar apenas com recomendações e com o boca a boca não é mais uma opção viável.

    Seja qual for a sua área, manter uma boa presença online e demonstrar autoridade sobre o seu campo de atuação são passos que podem te ajudar a alçar voos cada vez mais altos.

    Para auxiliar os profissionais que desejam se destacar em meio a multidão existe o marketing pessoal. Essa estratégia reúne uma série de táticas do marketing tradicional para fortalecer o nome e a imagem de um profissional. 

    O marketing pessoal tem como objetivo principal enaltecer e evidenciar as características profissionais de um indivíduo. As técnicas que fazem parte do processo de valorização da imagem e dos conhecimentos do profissional buscam desenvolver uma marca pessoal, de modo a destacá-lo no mercado de trabalho. 

    Utilizando as técnicas do marketing pessoal é possível atingir vários objetivos, entre eles, alcançar mais clientes, criar autoridade sobre um tema e até mesmo aumentar a confiança própria.  

    Contudo, para usufruir de todos os benefícios que uma boa estratégia de marketing pessoal pode trazer, é preciso seguir alguns passos. A partir de agora você tem a chance de conhecer algumas dicas para colocar os seus planos em ação e alcançar os seus objetivos dentro do mercado de trabalho. Confira!

    O caminho do sucesso no marketing pessoal


    Tenha um objetivo

    Toda estratégia de marketing é baseada em seus objetivos, afinal, não adianta viajar rumo a um destino se você não sabe qual é. Nesse sentido, é importante definir qual a sua intenção para descobrir quais os passos serão necessários para levá-lo a esse destino.

    Por exemplo, se o seu objetivo é alcançar mais clientes, contar com a ajuda de publicações patrocinadas pode ser uma boa saída. Porém, se o seu propósito é estabelecer autoridade, a produção de post informativos sobre a sua área de atuação provavelmente é a melhor opção.

    Posicionamento coerente

    Comentários e posicionamentos impensados podem colocar a sua carreira em risco. A evolução das redes sociais, o desenvolvimento da internet e a popularização dos equipamentos eletrônicos, fizeram com que a tarefa de compartilhar informações e opiniões se tornasse bem fácil. 

    Entretanto, essa facilidade pode ter consequências desastrosas quando não conseguimos dosar e analisar os nossos discursos.  Sendo assim, é preciso ter atenção redobrada para não publicar ou divulgar posicionamentos que sejam contrários à imagem que o seu marketing pessoal busca criar. 

    Networking

    Trocar vivências e conhecimentos com profissionais que atuam na sua área é uma tática que vai muito além da boa vizinhança. Marcar presença em eventos como palestras, oficinas, feiras e celebrações é um passo que pode ajudar a tornar o seu rosto mais conhecido e consequentemente, mais respeitado. 

    A combinação de uma presença online forte e influente com interações presenciais e ricas é insuperável. A manutenção de relações com outros profissionais respeitados, a troca de informações e, principalmente, a demonstração de interesse na jornada de seus colegas, são atitudes que podem trazer benefícios inesperados e surpreendentes.

    Invista em qualificação

    Independente de qual seja o objetivo que você deseja alcançar com o marketing pessoal, conhecer a sua área e demonstrar o desejo de continuar aprofundando os seus conhecimentos é uma ótima mensagem para o seu público.   

    Nessa etapa, cursos presenciais ou a distância, de longa ou curta duração, dentro da sua área e sobre outros assuntos do seu interesse, ajudam na construção de um currículo respeitável. O importante é demonstrar que as suas conquistas não te transformaram em uma pessoa acomodada e que o seu desejo por desenvolvimento continua vivo e forte. 

    Não se dedique apenas ao seu trabalho

    Para construir uma imagem de autoridade você não precisa destacar apenas atividades que estejam estritamente ligadas ao seu trabalho. Na verdade, ao demonstrar conhecimento e interesse por outras áreas você compartilha com a sua audiência um lado mais humano e, portanto, relacionável. 

    Deixe o receio de lado e trate de atividades que fazem parte do seu dia a dia e que despertam o seu entusiasmo. Dessa forma, você pode abordar os diversos temas com a sua audiência, como literatura, cinema, atualidades, rotina e até projetos dos quais você participa, como movimentos de caridade. 

    No entanto, compartilhe esses momentos sem deixar de lado o seu posicionamento e com atenção especial para o objetivo que você deseja atingir com a estratégia de marketing pessoal. 

    Gostou das nossas dicas? Pretende colocar alguma delas em prática? Deixei a sua resposta na seção de comentários. Contar com as opiniões dos nossos leitores é essencial para o desenvolvimento e para a melhora do nosso conteúdo!

    Voltar

Postar comentário