Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Muitas impressões na sua empresa? Confira em 5 passos como reduzi-las!

    20160815_CIP_017_CRI_ImagemBlogReducaoPapel_v04

    A Campanha dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) teve mais um grande case de sucesso! Após melhorias no processo da Cipasa, a área de Pagamentos da empresa reduziu 86% das impressões.

    Quer saber como? Listamos 5 passos com a Gerente de Sustentabilidade e Pessoas da Cipasa, Oriana Rey, para que você também possa implementar esse projeto em sua empresa:

    1 – Lançar uma campanha de redução de impressão

    A Campanha dos 3Rs tem como objetivo reduzir, reutilizar e reciclar, exatamente nessa ordem. No final de 2013, iniciou-se a comunicação interna para os colaboradores, por meio de notícias sobre o tema na intranet e na TV corporativa, além do uso de placas informativas com dados sobre como reduzir o consumo. “Para trazer a conscientização é importante, primeiro, oferecer informações aos colaboradores para que possam entender daquele universo e como a mudança de atitude deles faz toda a diferença”, relata Oriana.

    2 – Levantar e analisar os números de impressão das áreas para identificar os focos de maior consumo

    As áreas de Sustentabilidade e TI sempre acompanharam os números de impressões de todas as áreas e, consequentemente, o consumo de papel na empresa. Em 2015, identificaram que o procedimento de pagamento da Cipasa fazia com que o Recebimento fosse um dos departamentos líderes em impressão. Em março de 2015, por exemplo, somente essa área foi responsável por 17% das impressões totais da empresa.

    3 – Engajamento da equipe

    A partir daí surgiu a necessidade de reestruturar o processo para que o número de impressões diminuísse significativamente. “Reunimos todas as equipes envolvidas nesse processo de pagamento para pensar na melhor forma de trazer melhorias, sem que o trabalho delas fosse prejudicado nem causasse alguma dificuldade que enfraquecesse a mudança”, conta Oriana. O desafio era grande e exigiu o comprometimento de todos, inclusive da alta liderança da empresa, para otimizar algumas etapas. Entre as áreas envolvidas estavam Tesouraria, Contabilidade, Administrativo e Sistemas, além do Recebimento.

    4 – Buscar ferramentas para auxiliar na melhoria do processo

    A Cipasa adquiriu um novo sistema de envio de notas para que todo o processo fosse feito de maneira digital. Não era mais necessária a impressão das vias para aprovações e outros documentos, pois tudo passou a ser feito dentro do sistema.

    5 – Comemorar o resultado!

    Após um ano de trabalho, a área de Recebimento teve redução de 86% no consumo de papel, em comparação com a média de impressões realizadas em 2015. Houve ganhos também com a diminuição de arquivos físicos e facilidade na busca das informações.

    “Essa mudança de cultura é muito importante, pois é a melhor maneira de estimular a conscientização dos colaboradores e darmos continuidade à Campanha dos 3Rs. O processo foi complexo, coletivo, inovador e com resultado muito satisfatório”, conclui Oriana Rey.

    Que tal lançar esse desafio em sua empresa também? Depois não se esqueça de nos contar como foi. 🙂

    Voltar

Postar comentário