Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Os melhores motivos para morar em Nova Iguaçu

    motivos morar nova iguaçu

    O município de Nova Iguaçu fica a cerca de 38 quilômetros de distância da capital do Estado do Rio de Janeiro e é uma das 13 cidades que compõem a chamada Baixada Fluminense. A região possui mais de 3,7 milhões de habitantes, concentrando pouco mais de 23% da população do estado. 

    Nova Iguaçu é o maior município da Baixada Fluminense, considerando a sua extensão geográfica, e o segundo no quesito populacional, contando com pouco mais de 823 mil habitantes. 

    A cidade já foi considerada o dormitório da capital do estado. A nomeação foi formulada, pois os trabalhadores trabalhavam em uma cidade e dormiam na outra, principalmente por causa da diferença do custo de vida entre as localidades.

    Atualmente, Nova Iguaçu vem se destacando no estado graças ao investimento em infraestrutura, desenvolvimento e segurança. Ações que concedem ao município o status de cidade em plena transformação, atraindo novos moradores e investidores. 

    De olho nesse movimento, nós preparamos um artigo reunindo os melhores motivos para morar em Nova Iguaçu. Confira!

    Infraestrutura


    A cidade de Nova Iguaçu conta com o 2º maior terminal rodoviário do Estado do Rio de Janeiro. O espaço possui uma estrutura capaz de atender até 40 ônibus simultaneamente, além disso, conta com seis bilheterias, lojas, quiosques, iluminação moderna e sistema de sonorização de última geração. 

    De acordo com os responsáveis pelo projeto, o terminal rodoviário tem o objetivo de facilitar a vida de quem utiliza o transporte público, de trazer mais segurança para os passageiros e, também, propiciar novos investimentos em infraestrutura no município.

    Outro ponto que vale a pena destacar em relação a infraestrutura da cidade é que Nova Iguaçu tem o maior índice de tratamento de esgoto entre os municípios que compõem a Baixada Fluminense. A cidade tem realizado nos últimos anos vários investimentos no sentido de auxiliar na melhora da qualidade de vida de diversas famílias da cidade e, ainda, garantir benefícios para o meio ambiente, diminuindo o nível de poluição.  

    Desenvolvimento e Inovação


    O Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI Nova Iguaçu)oferece cursos de Programação de Games, Criação de Aplicativos, Robótica e Web Design para os alunos da rede de educação da cidade de Nova Iguaçu. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti).

    Esse é o primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro e tem capacidade de oferecer mais de mil vagas para os cursos citados anteriormente. O esforço envolvido no projeto busca fomentar a inovação e o gosto pela ciência nos jovens e adultos da cidade, de forma a tornar a busca pelo desenvolvimento um desejo de todos. 

    Nesse mesmo sentido, a prefeitura de Nova Iguaçu conta com o Espaço do Empreendedor, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR). O espaço atende, principalmente, aos microempreendedores individuais do município, fornecendo serviços como certificação MEI, alterações e baixas de CNPJ e emissão de guias. 

    Meio ambiente


    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) da cidade de Nova Iguaçu foi responsável por desenvolver e colocar em práticas diversos projetos voltados para a preservação e aumento da área verde do município. 

    Dentre as últimas atividades, se destaca o plantio de mais de 300 mil novas mudas na cidade no início de 2021. O projeto, nomeado Florestas do Amanhã, foi inspirado pelo aniversário de Nova Iguaçu, celebrado no dia 15 de janeiro, e teve como objetivo reflorestar cerca de 150 hectares de mata verde. 

    É inegável que o município de Nova Iguaçu conseguiu superar a posição de cidade dormitório, para se tornar o maior destaque da região da Baixada Fluminense. Essa conquista só foi possível graças aos investimentos nas mais diversas áreas, que fomentaram o desenvolvimento da área.

    Tem interesse em morar na região de Nova Iguaçu? Entre em contato com a nossa equipe comercial CLIQUE AQUI.

    Voltar

Postar comentário