Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Preparação de terreno (o que é e como fazer?)

    Preparação de terreno (o que é e como fazer?)

    O processo de preparação do terreno é o responsável por preparar um lote para a futura edificação. Essa é uma etapa essencial e vai adequar o seu terreno para a construção, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

    A preparação do terreno é a primeira etapa no caminho para tornar o seu lote próprio para a edificação do imóvel, tornando o seu terreno limpo e plano. Para isso, diversas etapas serão realizadas, entre elas a remoção de vegetação e de materiais indesejados e a movimentação da terra. 

    Como esse é um processo de suma importância e repleto de etapas, é sempre bom ter em mente quais são os passos que precisam ser realizados. Nesse sentido, preparamos um artigo especial detalhando cada etapa da preparação do terreno, como se dá a sua realização e os seus benefícios. 

    Ficou interessado? Então é só continuar a leitura!

    As etapas da preparação de terreno:


    1. Levantamento topográfico

    Nessa etapa, todas as características da superfície do seu terreno serão catalogadas. Esse processo auxilia na tomada de decisões quanto ao lote e deve ser encabeçado por um profissional responsável. 

    2. Limpeza

    A limpeza pode ser de dois tipos: a de vegetação e a de materiais indesejados. A limpeza de vegetação é referente a mato, plantas e arbustos menores, ou seja, a vegetação superficial do lote. Caso exista alguma árvore no terreno, será preciso solicitar uma autorização da prefeitura para a sua derrubada.  

    Já os materiais indesejados são pedras, restos de uma construção anterior e entulhos em geral. Se a limpeza do lote incluir a remoção apenas parcial de uma construção, é preciso entrar em contato com a prefeitura do seu município e solicitar uma autorização para demolição, que deverá ser coordenada por um profissional capacitado. 

    Independente do tipo de limpeza a ser realizada, o descarte dos materiais removidos deve ser realizado apenas em locais corretos e preparados para esse tipo de função. O descarte em localidade irregular pode acarretar em multas e outras punições, para isso, a contratação de uma empresa especializada é recomendada.

    3. Terraplanagem

    A terraplanagem será a responsável por deixar o seu terreno nivelado, independente de declive ou aclive. Essa é uma etapa essencial, pois irá evitar problemas futuros como erosões ou deslizamentos.

    4. Retirada e descarte de entulhos 

    O acúmulo de entulhos pode se tornar um imenso problema para a sua construção. Esse tipo de falta de planejamento pode resultar em multas e outros tipos de punição. Por esse motivo, ter atenção para essa etapa é de imensa importância e, por isso, recomendamos que uma empresa seja contratada para cuidar desse processo. 

    5. Sondagem do solo

    Nesse processo, serão coletadas informações sobre as características do solo do seu terreno. Essa etapa é ainda mais recomendada no caso de construções de grande porte, afinal, os cálculos referentes às fundações da construção precisam ser realizados por um profissional que tenha todas as informações necessárias disponíveis. 

    6. Armazenamento de materiais

    A edificação de um depósito ou o aluguel de um container para proteção dos materiais de construção pode ser uma boa alternativa para a sua construção. Esse tipo de cuidado pode auxiliar na segurança dos seus materiais, assim como em sua durabilidade, já que eles não estarão expostos a ação do tempo.

    7. Ligações

    As ligações de água, esgoto e de energia elétrica para o terreno são essenciais para o bom andamento da obra. Sem essas essas ligações, a edificação pode se tornar mais lenta e, assim, mais custosa. 

    Agora que você conhece todos os detalhes do processo de preparação de um terreno, terá muito mais segurança e autoridade quando a necessidade de acompanhar um processo como esse surgir! Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, assim você garante que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. 

    Restou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? É só deixar aqui embaixo, na seção de comentários. 

    Voltar

Postar comentário