Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Qual a Função do Gestor Imobiliário? Conheça Tudo Sobre a Profissão.

    qual a funcao do gestor imobiliario

    Ser um gestor imobiliário requer muito mais que estar disposto a comprar e vender propriedades. Mais do que isso, é preciso ter em mente que a gestão imobiliária consiste num conjunto de técnicas, práticas e ferramentas que capacitam a empresa a obter e manter bons clientes. Além disso, contribui para aumentar a carta de produtos e oferecer um atendimento final de qualidade. 

    O gestor imobiliário precisa estar preparada para operar na administração e avaliação de imóveis, em eventos de incorporações e inclusive no comando administrativo de shoppings e grandes condomínios residenciais.

    Isso porque a gestão imobiliária tende a ser subdividida em financeira, patrimonial e de pessoas e clientes, portanto, saber exatamente as funções que competem a um gestor imobiliário é essencial na formação de um profissional diferenciado.

    O que faz um gestor imobiliário?


    Qualquer empresa no setor imobiliário que deseja ter sucesso no meio precisa investir em um profissional capacitado, uma pessoa que saiba lidar tanto com as eventuais crises de mercado, quanto liderar uma boa equipe.

    Antes de mais nada, o gestor imobiliário precisa sempre ter um planejamento estratégico para executar, o qual case com os objetivos da empresa e as metas estabelecidas por ela.

    O profissional dessa área participa de vendas e locações de imóveis, da elaboração de propostas, fechamento de contratos, desenvolvimento de estratégias e também pode se envolver nas negociações, acompanhando as fases de transações.

    Para que essas tarefas sejam cumpridas de forma consolidada, o gestor imobiliário precisa ter foco, autoconfiança, senso de liderança e sempre estar atualizado com as novas técnicas e estado do mercado.

    Também cabe ao gestor imobiliário buscar o desenvolvimento da própria equipe, procurando bons profissionais da área e, quando necessário, aprimorar a qualificação dos escolhidos.

    Além de acompanhar as atividades dos corretores, é fundamental estudar e analisar os resultados, os coletivos e mesmo o individual. Dessa forma, eis algumas das principais características de um gestor imobiliário:

    • Comunicativo
    • Bom ouvinte
    • Incentivador
    • Organizado
    • Compreender as metas da imobiliária
    • Ter bom relacionamento com sua equipe
    • Saber trabalhar em grupo
    • Ter amplo conhecimento sobre o mercado imobiliário 
    • Conhecer profundamente as técnicas de vendas de imóveis

    Essas são algumas habilidades que diferenciam os profissionais, por isso, é importante saber quais pontos precisam ser mais trabalhados, a fim de conquistar destaque na área.

    Assim sendo, se você almeja a carreira de gestor imobiliário, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar.

    5 Dicas para gestores imobiliários


    1 – Fixar e planejar metas

    Estabelecer metas é parte fundamental para se tornar um bom gestor imobiliário, porém, muito cuidado! Nada de colocar objetivos além da sua atual capacidade. Fixar metas tangíveis da maneira correta é um catalizador para seu desenvolvimento profissional.

    Outro ponto essencial é, além de cumpri-las, claro, consiste em analisar os resultados. Alguns podem até não sair como inicialmente planejados, contudo, eles também valem de aprendizagem. Afinal, aprender com os erros faz parte de todo crescimento.

    2 – Resiliência

    A capacidade de adaptação às alterações indesejáveis, infortúnios e imprevistos são habilidades indispensáveis para um bom gestor imobiliário. Ter consciência de que é impossível acertar todas as vezes fará de você uma pessoa mais forte e segura com o tempo. 

    Vale ressaltar que a autoconfiança e o senso de liderança andam muito juntos. Isto é, a partir do momento que você reconhece seus pontos fracos e trabalha em cima deles, você consegue repassar o ensinamento à própria equipe. Uma ação que no final do dia faz toda a diferença nos resultados.

    3 – Inteligência emocional

    Este novo termo da psicologia é descrito como a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

    Lidar com pessoas nunca foi uma tarefa fácil, pois nunca sabemos o que esperar exatamente. Logo, é necessário praticar a inteligência emocional constantemente.

    Imagine o seguinte cenário: um locador age com desrespeito na imobiliária com você ou com alguém da sua equipe. Como reagiria? Qual seria a melhor forma de reação? Ou então, como você ficaria caso seu superior não parasse de cobrar as metas?

    É preciso muita firmeza para aguentar as pressões e descasos eventuais. Trabalhar as possibilidades ruins também é primordial e certamente faz diferença na sua vida profissional.

    4 – Não se contente com pouco

    Uma das melhores sensações na vida profissional é atingir os objetivos traçados. Só você sabe o que precisou passar, o que aquilo custou e o quanto aquela conquista é prazerosa. No entanto, cuidado para não entrar na temida zona de conforto.

    Quando tudo começa a encaminhar conforme planejado, muitos profissionais tendem a seguir nesse ritmo por tempo demais. Em vista disso, mantenha em mente uma coisa: nunca se contente com o mínimo.

    Não há vergonha em querer mais. Não precisa ir com calma quando tudo está bem. Se você tem um bom planejamento e confia em suas ações, não deixe para fazer nada depois. Seja a curto ou longo prazo, coloque em prática o que sabe

    Sempre analise os resultados e lembre-se, para ser um gestor imobiliário visionário, é preciso antecipar os problemas do mercado, agir antes dos concorrentes e otimizar as decisões. Para tanto, fuja do conforto! 

    5 – Seja aberto a novos conhecimentos

    Uma pessoa pode ser especialista na sua área e mesmo assim ainda ter muita coisa para aprender. Ninguém perde por ter humildade em reconhecer que pode aprender mais.

    Por isso, busque o desenvolvimento profissional, procure estar atualizado com as novidades do mercado imobiliário: estratégias, ferramentas, tendências. Esteja aberto a reconhecer que, embora tenha crescido e seja um tubarão do setor, sempre tem espaço para saber mais.

    Voltar

Postar comentário