Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Receba a primavera com um pomar no quintal

    20160825_CIP_014_CRI_Paisagismo

    Já falamos aqui no Blog sobre dicas para ter uma horta em casa. E aproveitando que a primavera se aproxima, que tal fazer também um pomar no seu quintal? A época é a mais adequada, pois é quando as mudas estão despertando do período de dormência. Quer saber como? É só conferir a seguir as dicas do Eduardo Mazzer, Gerente de Paisagismo da Cipasa.

    Para começar, verifique o espaço disponível, é possível plantar até mesmo em vasos, mas claro que plantar no chão é muito melhor. Uma laranjeira, por exemplo, necessita de 9 m², já uma acerola, pode viver bem em 4 m².

    As espécies de cultivo mais simples e que se adaptam facilmente ao clima são jabuticaba sabará, acerola, limão siciliano, cravo ou tahiti, laranja lima, abacate, caqui e cambuci.

    O tamanho da cova no momento do plantio é importante para dar o espaço suficiente para a muda se desenvolver. Outra dica importante é caprichar no preparo do solo, o melhor adubo é o orgânico. O humus de minhoca é o mais indicado por conter a quantidade certa de nutrientes. “Com a planta bem nutrida, dificilmente haverá pragas. Se isso ocorrer, sempre busque alternativas naturais para evitar o uso de agrotóxico”, relata Eduardo.

    Em caso de pulgões nos brotos, uma calda feita de cebola batida no liquidificador pode ser um ótimo remédio. “Quando uma planta está sendo atacada, demonstra um sinal de desequilíbrio e deve ser adubada com humus e potássio (cinzas de madeira) de fonte orgânica”, completa.

    A rega é importante no momento de crescimento da muda, por isso, ela deve ser feita diariamente. Depois de adulta, não é mais necessário regar.

    Busque sempre por fornecedores idôneos para comprar as mudas. “Isso pode evitar a compra de mudas ruins que ficam ‘paradas’, sem desenvolvimento. Pesquise os viveiros certificados e na dúvida, veja os viveiros da Secretaria da Agricultura”, informa o paisagista.

    Tenha paciência! As árvores demoram um pouco para crescer e nos locais de inverno acentuado, o tempo aumenta porque o período de dormência é maior no frio. As mais rápidas são as acerola que demoram cerca de dois anos, enquanto os limoeiros, por volta de três. Enquanto que a jabuticabeira pode chegar até 10 anos. Mas depois, é só curtir uma super fruteira que terá no seu quintal!

    Voltar

Postar comentário