Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Relação com a vizinhança: dicas importantes para uma boa convivência

    20161205_CIP_014_CRI_Conteudo_Blog_v01

    No dia 23 de dezembro* se comemora o Dia do Vizinho, e esse é um papel que todos nós exercemos. Mas será que podemos nos considerar bons vizinhos? A boa vizinhança vai além do cumprimento legal das regras, do pagamento de taxas, da obediência ao princípio do silêncio… Poder contribuir muito mais com a vida em comunidade só depende de nós!

    Você sabe os nomes de seus vizinhos? Pois é, com a correria do dia a dia, muitas vezes mal conhecemos as pessoas que estão ali do nosso lado todos os dias. Podemos perder uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e, consequentemente, conviver bem com os vizinhos.

    Nos empreendimentos Cipasa, a relação com vizinhos se torna mais intensa e próxima. “As pessoas buscam resgatar antigos hábitos, como caminhar na rua de casa, cumprimentar vizinhos e levar os filhos para brincar na praça”, explica Murilo Nascimento, coordenador de Implantação e Operação da Cipasa.

    Na implantação do empreendimento, a relação com o vizinho normalmente ocorre por meio das indicações e recomendações de profissionais (arquitetos, engenheiros, paisagistas e empreiteiros) que estão construindo as casas. Após o primeiro ano de ocupação, começam a coexistir terrenos em construção e terrenos em moradia. “Nesse cenário é muito importante ter um bom regulamento e uma gestão local atuante para garantir o atendimento das normas que visam regrar e organizar a vida em comunidade”, completa Murilo.

    Por isso, a integração é fundamental. A Cipasa orienta a Associação de Proprietários de seus empreendimentos a promover eventos temáticos, elaborar regulamento para uso das áreas de lazer de maneira a regrar o uso harmônico dos espaços, utilizar as redes sociais em prol da associação, entre outras práticas.

    Um dos ingredientes esseciais para a harmonia da comunidade é o uso do bom senso em todos os momentos, principalmente em dias de festa. Se você está promovendo uma, não se esqueça de que as outras pessoas estão em rotina normal e também querem descansar e aproveitar o dia. Portanto, não abuse do volume do som nem nas brincadeiras das crianças. Se você estiver do outro lado, sendo um dos vizinhos, tente relevar eventuais barulhos e a maior movimentação de pessoas. Afinal, aquele dia é especial para alguém, e no próximo mês pode ser sua vez de inverter os papéis.

    Fique por dentro do regulamento, saiba quais são os horários de obra, uso das áreas comuns, da entrega de materiais e como seus convidados e fornecedores devem proceder para acessar sua casa. Participe também das reuniões promovidas pela Associação de Proprietários para ficar sempre atualizado em relação a novas regras e projetos, e não se esqueça de que esse é um momento muito importante para que suas sugestões sejam ouvidas.

    A vida em comunidade pode ser muito interessante, basta cada um fazer sua parte e respeitar uns aos outros. Coloque essas dicas em prática e depois nos conte como foi.

    *Em alguns estados brasileiros, o Dia do Vizinho é comemorado em 20 de agosto, data de nascimento da poetisa Cora Colina, uma das maiores defensoras da boa relação entre vizinhos.

    Voltar

Postar comentário