Blog Cipasa

Apresentação

Blog Cipasa
  • Morar em Jundiaí? Te damos 4 motivos para tomar essa decisão

    morar jundiai

    O município de Jundiaí é uma ótima opção para aqueles que buscam uma cidade em pleno desenvolvimento, com capacidade de oferecer um espaço promissor e repleto de oportunidades.

    Localizada a cerca de 57 quilômetros de distância da capital do estado, uma viagem de menos de uma hora de carro, Jundiaí tem uma população estimada de 420 mil habitantes e se mostra uma das melhores cidades do Brasil. 

    Tem interesse em conhecer mais sobre o município e descobrir o que de melhor Jundiaí tem a oferecer? Então é só continuar a leitura desse artigo, nós vamos te contar os quatro melhores motivos para escolher Jundiaí como a cidade do seu futuro e da sua família!

    Uma das melhores cidades do país


    Jundiaí, está, literalmente, entre as melhores cidades do Brasil. De acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), formulado pela consultoria Macroplan, Jundiaí é a segunda melhor cidade do país. O levantamento avalia os 100 maiores municípios brasileiros e leva em consideração informações acerca dos serviços essenciais comandados pelas prefeituras, como saúde, educação, saneamento e segurança. 

    Quando analisamos os índices de forma isolada, Jundiaí fica entre as cidades que se destacam nos quesitos saneamento, educação e saúde. Na classificação geral, o município saiu na frente de Piracicaba, Campinas, Belo Horizonte e a própria cidade de São Paulo. 

    Desenvolvimento


    A cidade de Jundiaí ocupa a primeira posição no ranking de desenvolvimento sustentável, entre os municípios brasileiros com mais de 350 mil habitantes. A listagem é formulada a partir da avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), itens determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    Dentre os índices analisados, que garantem para os municípios pontuações que vão desde o 0 até o 100, estão o consumo e a produção responsáveis, a vida na água, energia limpa e acessível, assim como ações contra a mudança global do clima. A cidade de Jundiaí garantiu pontuação superior a 90 pontos em todos os índices citados. 

    Jundiaí ainda aparece entre as cidades mais promissoras para a abertura de um negócio. A informação vem do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), formulado pela Endeavor, organização que tem como objetivo estimular o empreendedorismo. 

    No cenário nacional, Jundiaí fica com o oitavo lugar entre as cidades mais indicadas para a criação de uma empresa. O município garantiu uma posição mais alta do que cidades de grande porte e tradição, como Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. 

    Para criação do ranking, foram levados em consideração 60 indicadores municipais das 100 maiores cidades brasileiras. Dados como qualidade da infraestrutura local, nível de formação da mão de obra local, cultura empreendedora e a disponibilidade de crédito para expansão do negócio, foram estudados.

    Transparência


    De acordo com a 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, projeto encabeçado pela Controladoria Geral da União, Jundiaí está entre as cidades mais transparentes do estado de São Paulo. O ranking avalia a transparência de dados referentes à gestão de municípios com mais de 50 mil habitantes. 

    Para formulação da listagem, itens como a existência e atualização de um portal da transparência, informações sobre receitas e despesas, contratos e licitações. Dentre as cidades com população entre 350 mil e 450 mil habitantes, Jundiaí ficou em segundo lugar no quesito transparência.

    Competitividade


    Jundiaí é uma das cidades mais competitivas do país. A informação foi divulgada na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, formulado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    De acordo com as informações divulgadas, Jundiaí é a 13ª cidade mais competitiva do Brasil. Dentro da região sudeste, o município garante a terceira posição, atrás somente de Vitória e Santos.

    A pesquisa avaliou mais de 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Dentre os indicadores analisados estão taxas de investimento, número de matrículas escolares, índice de mortalidade, segurança, assim como formalidade do mercado de trabalho, média de tempo para abertura de empresas e, ainda, qualificação de servidores públicos. 

    Conhecendo todos esses dados e informações, fica impossível argumentar contra a afirmação de que Jundiaí é uma das cidades brasileiras mais promissoras. Caso você esteja em busca de um município para viver sozinho ou com a sua família, Jundiaí, é, com toda a certeza, uma opção mais do que válida. 

    Tem interesse em morar em Jundiaí? Então converse com a nossa equipe comercial CLIQUE AQUI.

    Voltar

Postar comentário