Zerar o uso de copos plásticos na empresa? Saiba como em 5 passos!
Há três anos, a Cipasa lançou a Campanha 3R’s (Reduza, Reutilize e Recicle) para seus colaboradores, com objetivo de estimular a mudança de atitude em relação ao consumo de folhas de papel (impressões), copos plásticos e gestão de resíduos.
O primeiro desafio lançado foi a redução e, posteriormente, a eliminação do uso de copo plástico. Em um ano, os colaboradores reduziram 88% do consumo desses copos e, em 2015, atingiram o grande objetivo de zerar a utilização deles na empresa.
Muito complexo? A Gerente de Sustentabilidade e Pessoas da Cipasa, Oriana Rey, conta em cinco passos como atingir esse resultado, que é mais fácil do que parece.
1. Analise o consumo
A área de Sustentabilidade, junto do Administrativo, levantou o número de copos utilizados durante o mês, tanto dos de água quanto dos de café.
2.Ofereça uma alternativa
Como forma de oferecer uma alternativa aos copos plásticos, a Cipasa entregou um copo verde de acrílico para cada um dos colaboradores. Cada um desses copos verdes trazia a mensagem de quantos copos de água era preciso tomar por dia, bem como o número de copos plásticos que deixariam de ser consumidos pelo colaborador no período de um ano. Foram também compradas xícaras verdes, deixadas na copa para o consumo de café e chá.
O copo verde é entregue até hoje ao colaborador, em seu primeiro dia de trabalho na empresa, como parte do kit do “Integra Cipasa”.
3.Iniba o uso dos copos plásticos de forma lúdica
Para a mudança ser gradativa e não eliminar totalmente os copos plásticos num primeiro momento, a estratégia adotada foi inibir, de forma lúdica, o uso de copos plásticos. Para isso criou-se uma comunicação visual, aplicada no suporte desses copos, com a mensagem “Apenas em caso de emergência”. Além disso, os copos plásticos passaram a ser vermelhos. Ao lado, foi colocada uma caneta para que os colaboradores escrevessem o próprio nome nos copos plásticos e assim pudessem reutilizá-los durante o dia. “De maneira muito saudável, os colaboradores conversavam com quem pegava o copo vermelho, para explicar a campanha, e os convenciam a mudar de hábito”, conta Oriana.
4.De olho no resultado
Determine um período para levantar os resultados e comunicá-los aos colaboradores. Na Cipasa esse relatório era publicado a cada três meses, apresentando os números positivos e também alertando para os aspectos que deveriam ser melhorados. “O acompanhamento é fundamental para ajustar os pontos críticos, mas também é preciso parabenizar as conquistas. É importante motivarmos os colaboradores para que aqueles que estão participando sejam reconhecidos e também para que os que ainda não aderiram, sintam-se provocados a abraçar a causa”, completa Oriana.
5.Tchau, copos vermelhos!
Em 2014, ao atingir a redução de 88% no consumo de copos plásticos, havia chegado o momento de dar um passo mais significativo para alcançar o objetivo principal da campanha: zerar o uso de copos plásticos. Em maio de 2015, os copos vermelhos foram retirados das copas, e os colaboradores passaram a ter à disposição somente seus copos verdes, enquanto para os visitantes foram providenciados copos de vidro. E até hoje isso se mantém assim. “Ficou algo tão natural, inserido na rotina dos colaboradores, que hoje eles nem lembram mais dos copos plásticos”, finaliza Oriana.
Junte-se a nós e replique essa prática em sua empresa! 🙂
Postar comentário